E-familyblog
SEARCH THIS BLOG |  SEARCH ALL BLOGS |  DENOUNCE THIS BLOG |  NEXT BLOG    |  Create a Blog |  E-familyblog  


Selinhos
Fotos

   Problemas respiratórios: prevenção e cuidados básicos [22/10 0:36]   

Os problemas respiratórios são muito freqüentes e comuns nas crianças pequenas, principalmente naquelas  menores de 2 anos.

            Alguns cuidados básicos ajudam a prevenir este tipo de problema, que na sua maioria são simples e de fácil tratamento. No entanto, os problemas respiratórios podem se agravar.

 

ü  Os ambientes da criança devem estar sempre limpos e arejados. A fumaça de cigarro, o pó e a umidade pioram os problemas respiratórios.

ü  Pessoas com tosse e resfriados devem ficar longe dos bebês. Não cuspir nem espirrar perto da criança.

ü  A ingestão freqüente de líquidos (água, chás, sucos, etc.) é muito importante para melhorar alguns sintomas. Os líquidos aliviam a secura da garganta, tornam o catarro menos espesso, desentopem o nariz e facilitam a expectoração. Tudo isso ajuda a aliviar a tosse.

ü  Oferecer sucos ricos em vitamina C: abacaxi, mamão, melão, manga, laranja, lima, caju, cajá, maracujá, etc. Adoce-o com mel.

ü  O vapor d’água facilita a dissolução do catarro, desentope o nariz e  facilita a respiração. É muito simples fazer a vaporização. Podem ser usados: uma tigela com água quente, o vapor do chuveiro, inalador ou vaporizador. Os pais devem ficar junto com a criança, ensinando-a a respirar pelo nariz. Essências não devem ser usadas durante a vaporização, exceto com indicação médica. Se você tiver o nebulizador, faça aerossol 3 vezes ao dia com soro fisiológico (veja receita abaixo).

ü  As soluções salinas são ideais para lavar e desentupir o nariz e diminuir o catarro. E podem ser preparadas em casa, nas seguintes proporções: um copo de água tratada com uma colher de chá rasa de sal. Recomenda-se  ½ conta-gotas em cada narina. Usá-la morna.

ü  A tosse é um mecanismo protetor. Ela é para por para fora o catarro. Não dê xaropes que “cortem” a tosse. Quando a criança estiver com tosse, ofereça a ela xaropes e chás caseiros, que aliviam a sensação de irritação da garganta. O xarope feito com partes iguais de mel e suco de limão pode ser oferecido a crianças com mais de 1 ano. O chá pode ser de guaco ou poejo.

ü  Se febre, dar banho morno e aplique compressa úmida na testa, nuca e virilhas. Se febre acima de 37,8 oC, dar paracetamol (Termo-Ped ® ou Tylenol ®), uma gota por quilo de peso até de 6/6 horas.

ü  Se diminuir o apetite, ofereça alimentos em quantidades menores e mais vezes. Não insista para que ela se alimente.

ü  Deitar a criança com a cabeça e os ombros mais altos que o corpo.

ü  Vacinar corretamente a criança.

ü  Quando surgirem sinais preocupantes (ouvido purgando, febre persistente, canseira, palidez, lábios arroxeados, desânimo ou dificuldade de respiração por vários dias), procure atendimento e orientação médica.

 

DICAS:

¨       Tomar muita água, chás e sucos.

¨       Manter o nariz da criança sempre livre de secreções, pingando uma solução salina.

¨       Cuidado para evitar queimaduras durante a vaporização.

¨       Evitar fumar dentro de casa.

¨       Manter a casa limpa e arejada.

 

Dica: Luzinete Santiago

Pediatra e Neonatologista



   Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/11422

   Comentários
valentina
esta é minha filha de 1 mes. tenho que fazer inalaçao de vapor quente nela, mas nao acho o aparelho na minha cidade. como faço?
Escrito por: fernanda | 01/11 14:36


   colocar um comentário
Nome:


EMail:


Título:


Comentários:


Código:
Sobre o Autor
346011 Visitas

Obrigado por sua visita no meu blog, este  foi inspirado na minha filha. Aqui postarei dicas sobre bebês, dicas de experiência de mãe e também da experiência da minha vida profissional.

Contatar o autor



Álbum de Fotografias
CAMILA


Os meus amigos
MEUS AMIGOS

Os meus Atalhos
Links Interressantes
Dicas para Blog




Últimas Fotografias

Volte mais vezes!


Blog’s e Site’s


Criar_Agora_o_Meu
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet Networks